Blog

Outubro Rosa: confira 5 dicas de prevenção ao câncer de mama

01 de outubro
O outubro tem cor. E é rosa! Estamos, oficialmente, no mês de combate ao câncer de mama. O movimento, que iniciou na década de 1990, nos Estados Unidos, tem como propósito difundir informações, incentivar a prevenção e destacar a importância do diagnóstico precoce da doença.
 
Para cada ano do triênio 2020/2022, 66.280 novos casos de câncer de mama devem ser registrados em todo o Brasil. Isso corresponde a 61,61 diagnósticos a cada 100 mil brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
 
Diante da importância do tema, compartilhamos com você 5 dicas de prevenção ao câncer de mama. Confira!
 
Mantenha uma alimentação saudável
 
Uma das principais orientações do Inca se refere à alimentação saudável. Diversos estudos científicos comprovam que uma alimentação equilibrada, rica em cereais integrais, frutas, legumes e verduras, é capaz de prevenir o câncer de mama. Portanto, coma bem e evite o excesso de alimentos processados.
 
Pratique exercícios físicos
 
Os exercícios físicos têm potencial de prevenção ao câncer de mama! A afirmação ficou comprovada em uma série de estudos científicos revisados pela Sociedade Americana de Câncer, a pedido do Colégio Americano de Medicina do Esporte. Ficou comprovado que a prática regular de exercícios físicos previne e reduz o risco de sete cânceres, incluindo o de mama. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas, cinco dias por semana.
 
Amamente
 
Se você teve filho recentemente ou pretende ser mãe, amamente! O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de vida e pode ser oferecido a ele até os dois anos ou mais! Quanto mais tempo durar a amamentação, maior é a proteção ao bebê e à mãe! Ao pequeno, a proteção é contra o sobrepeso e à obesidade. À mãe, a renovação de células, que acontece graças à amamentação, a protege do câncer de mama.
 
Conheça o seu corpo
 
Uma mulher que conhece o seu próprio corpo é capaz de detectar sinais de alerta nas mamas, o que pode facilitar o diagnóstico precoce do câncer. Por isso, faça o autoexame regularmente! Em frente ao espelho, observe as suas mamas em diferentes posições. Com o toque dos dedos, você pode verificar pontos de dor, espessamento da pele, inchaço, irritação e vermelhidão, além de caroços e secreção expelida pelos mamilos.
 
Não deixe de fazer a mamografia
 
Lembre-se: o autoexame não substitui a mamografia! Nesse importante exame de imagem, os médicos conseguem observar lesões e nódulos que não podem ser percebidos apenas com a palpação dos seios. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia anualmente, enquanto mulheres com a mama densa devem realizar a mamografia e a ultrassonografia também anualmente, a partir dos 40 anos. 
 
Se você tem histórico de câncer de ovário ou mama na família, é importante que você inicie as baterias de exames 10 anos antes da idade em que a paciente teve a doença diagnosticada. Por exemplo: se a sua mãe foi diagnosticada com um desses cânceres aos 45 anos, você deve iniciar seus exames aos 35 anos.
 
Cesartur: rua Abramo João Mazzochi, 706 - Pioneiro, Caxias do Sul (RS) | (54) 3211.4669 ou (54) 99997.8733 | cesartur@cesartur.com.br 
Voltar
Olá, como podemos ajudá-lo?